Pesca Feliz

Siga nossas redes

Vale a Leitura

Desenvolva suas ‘Power Skills’ para o sucesso nos negócios e na vida

Livro nos faz perceber que dilema Shakespeariano entre humanos robotizados e robôs humanizados é uma falsa dicotomia.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 8 minutos

  • Telegram
  • Flipboard
  • Google News
  • Telegram
  • Flipboard
  • Google News

Entendo que a leitura nos leva a refletir mais profundamente sobre temas que ainda estão em construção em nossas mentes. Assim recomendo o livro “Power Skills: as habilidades-chave para destravar seu potencial máximo”, de Dafna Blaschkauer. Uma leitura instigante, criativa e inspiradora. 

No decorrer da leitura de “Power Skills“, percebi que o dilema Shakespeariano entre humanos robotizados e robôs humanizados é uma falsa dicotomia. O livro nos remete a essa reflexão!

Os humanos são movidos pelo coração e pela empatia, enquanto os robôs são máquinas de processamento. Este livro é um guia valioso para o desenvolvimento de habilidades comportamentais, combinando as hard skills técnicas com as soft skills humanas.

Explicando o dilema Shakespeariano

Os robôs têm chip e os humanos têm coração! Os humanos são capazes de entender e responder às emoções humanas. Devido à nossa capacidade de empatia e de nos conectarmos com os outros, os humanos desenvolvem a inteligência social.

Por outro lado, as máquinas têm dificuldade em entender e responder às emoções humanas – embora processem um volume de informações já conhecidas em alta velocidade, o que os humanos não conseguem fazer. Mesmo assim os robôs dificilmente acertam todos os resultados, como o placar de um jogo de futebol, caso não haja manipulação.

Repetindo novamente que, de fato, o livro é um guia para o desenvolvimento de habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills combinadas às hard skills, as habilidades técnicas. Esta poderosa fusão nos leva ao desenvolvimento das nossas Power Skills, como enfatiza Dafna Blaschkauer.

E o que são as Power Skills? 

As Power Skills resultam da combinação das habilidades de hard skills com soft skills. Como uma moeda com as faces de cara e coroa. Os robôs são muito bons em habilidades técnicas (hard skills) e processam o conhecimento acumulado em alta velocidade. Os humanos são insubstituíveis em relações interpessoais e atitudes que envolvem empatia e compreensão.

As hard skills desenvolvem um conhecimento limitado, enquanto as soft skills ampliam o nosso poder criativo e destravam as nossas limitações. Somos mais criativos do que as máquinas. 

Aqui lembro-me da famosa ideia de Albert Einstein: “A imaginação é mais importante que o conhecimento“. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abrange o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando à luz à evolução.

Quem é Dafna Blaschkauer

A autora, uma executiva com mais de 25 anos de experiência em empresas de tecnologia, defende que as soft skills são tão importantes quanto as hard skills para o sucesso na carreira, nos negócios e na vida. Blaschkauer começa o livro definindo soft skills como “habilidades que envolvem o nosso comportamento e a maneira como nos relacionamos com os outros”.

Ela aponta que as hard skills são essenciais para o desenvolvimento de habilidades técnicas, pois nos ajudam a aprender e a aplicar novos conhecimentos, inclusive, àqueles gerados pelos robôs da “inteligência artificial” – máquinas de aprendizagem. Em outras palavras, as hard skills são as habilidades técnicas e específicas de uma determinada área de atuação adquiridas como uma prática operacional de um conhecimento por meio de uma leitura e prática. 

O livro “Power Skills” argumenta que as Power Skills são mais importantes do que nunca para o sucesso no mundo atual, com intensa hiperatividade, abundância de informação com velocidade de mudanças e incertezas.

Agrego à essa resenha uma informação interessante em estudo realizado pela Page Personnel, consultoria de recrutamento. A pesquisa revela que 90% das promoções e demissões nas empresas acontecem em função das Power Skills, esse conjunto de habilidades de hard skills com soft skills.

E mais. De acordo com uma pesquisa da Harvard University, Carnegie Foundation e Centro de Pesquisas de Stanford, 85% do sucesso dos profissionais é resultado do desenvolvimento das Power Skills, em especial para as soft skills, sendo que apenas 15% é proveniente das habilidades exclusivamente de conhecimentos técnicos, as hard skills. 

O sexteto de habilidades humanas 

A autora identifica seis soft skills essenciais para habilitar o uso das hard skills, normalmente aprendidas nas escolas ou faculdades. Ou seja, as soft skills são promotoras das hard skills e aqui as pontuo:

  • Autoconsciência – a capacidade de entender e gerenciar as nossas próprias emoções e comportamentos.
  • Autogestão – a capacidade de organizar e priorizar tarefas, gerenciar o tempo e lidar com o estresse.
  • Comunicação – a capacidade de se comunicar de forma clara, concisa e eficaz.
  • Criatividade – a capacidade de gerar novas ideias e soluções inovadoras.
  • Liderança – a capacidade de inspirar e motivar os outros, construir relacionamentos e tomar decisões difíceis.
  • Resolução de problemas – a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz.

Em minhas anotações no meu caderno, transferi alguns ensinamentos do livro da Dafna. Mesmo sendo um “cavaleiro digital”, ainda continuo com o hábito de escrever notas à mão com caneta ou lápis e lendo livros com marca-texto.

Vejamos, então, as minhas anotações e sugestões, a partir da leitura do livro e de minha experiência:

  • Peça feedback. Uma das melhores maneiras de aprender sobre suas soft skills é pedir feedback de amigos, familiares, colegas de trabalho e líderes.
  • Seja intencional. Reserve um tempo para praticar suas soft skills em situações cotidianas.
  • Esteja aberto aos feedbacks. Quando receber feedback, esteja aberto a aprender e crescer.
  • Não desista. Desenvolver soft skills leva tempo e esforço, mas é uma habilidade valiosa que pode te ajudar a ter sucesso na vida.

A importância da disciplina é tudo! A disciplina é a mãe de todas as skills

 Na visão da autora, “a disciplina é uma soft skill essencial para o sucesso. Ela nos permite seguir nossos objetivos e metas, mesmo quando enfrentamos desafios ou obstáculos”, afirma Dafna. “A disciplina também nos ajuda a gerenciar nosso tempo e recursos de forma eficiente”, complementa, em outro trecho do livro.

Outro agregador muito eficiente e perspicaz é a comunicação. Ela requer disciplina para ouvir atentamente, pensar antes de falar e expressar-se de forma clara e concisa. Para exercer a liderança, a disciplina precisa coexistir com a comunicação para tomar decisões difíceis, motivar os outros e seguir em frente apesar dos desafios.

Metas e processos 

As metas estão relacionadas aos resultados que se deseja alcançar. Os métodos se referem aos processos que nos  levam a esses resultados. Quanto mais claros forem seus objetivos, mais fácil será manter o foco e a motivação. Crie um plano de ação. Seu plano deve incluir metas, prazos e etapas específicas.

Faça pequenas mudanças. “Não tente mudar tudo de uma vez. Comece com pequenas mudanças que você possa manter”, assinala Dafna de forma enfática.

E mais, “se você deseja dominar um hábito e torná-lo progressivamente automático, a chave é a repetição, e não a perfeição”. É como o dito popular que diz “o cachimbo faz a boca torta”.

Se a disciplina é a mãe de todas as skills, o foco é seu irmão gêmeo. Como nos lembra Steve Jobs, o foco é a nossa habilidade de dizer não. Saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer. E mais, “ter foco é fazer escolhas“, ensina Dafna. E a nossa habilidade maior deve ser a de proteger nossa prioridade, isto é soft skills na sua essência e propósito.

Aplicação prática das ideias das Power Skills

As ideias de Blaschkauer serviram como guia para a criação de um modelo de ensino inovador na Escola de Negócios da Faculdade Central do Recife, a qual faço parte.

O modelo aplicado no curso de Administração e Ciências Contábeis combina a formação em hard skills com o desenvolvimento de soft skills ao longo do curso, utilizando a inteligência artificial e avaliações comportamentais, por meio do DISK, teste de habilidades comportamentais. Dessa forma, transformamos a sala de aula em um poderoso laboratório de Power Skills.

A IA e Soft Skills

Entendemos que a inteligência artificial pode ser uma aliada no desenvolvimento de soft skills, mas é importante lembrar que os humanos são humanos e os robôs são apenas máquinas velozes.

Já falamos que os robôs são capazes de realizar muitas tarefas de forma rápida e eficiente, mas eles não são capazes de compreender e responder ao mundo da mesma forma que os humanos. Os humanos são capazes de sentir emoções, formar relacionamentos e criar significado em suas vidas. Criar laços e conexões afetivas. Essas habilidades são essenciais para o nosso sucesso e bem-estar.

Auguro uma leitura criativa e inspiradora que leve a todos a um poderoso encontro com suas habilidades humanas! Afinal, somos humanos! 

Veja também

IBESTIBEST
ANÚNCIO PATROCINADOConfira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
TALK IN$
Pesca Feliz Mapa do site