Pesca Feliz

Siga nossas redes

Economia

Soja brasileira está tão barata que atrai embarque inesperado para os EUA

Compras representarão as primeiras importações americanas do grão pelo país nesta época do ano desde 2019.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 minutos

  • Telegram
  • Flipboard
  • Google News

A soja brasileira está tão barata que atraiu um comprador até nos EUA, onde os armazéns ainda estão cheios com a safra recente.

Três carregamentos da oleaginosa foram vendidos para a produtora americana de frangos Perdue Farms, segundo pessoas familiarizadas com o negócio. A venda à vista surpreendeu os operadores. Os carregamentos devem chegar em um momento em que os EUA, outro grande produtor, acabam de terminar a colheita.

As compras — se de fato forem entregues nos EUA — representarão as primeiras importações americanas de soja brasileira nesta época do ano desde 2019. Os EUA importaram apenas cargas brasileiras durante janeiro ou fevereiro em três ocasiões – 2019, 2009 e 2004. A Perdue não quis comentar.

Isso também sinaliza que a safra brasileira está melhor do que se pensava inicialmente, depois da seca que atingiu algumas regiões do país. A expectativa agora é que a produção seja a segunda maior já registrada.

Com isso, a soja brasileira está sendo negociada a um desconto de mais de US$ 1 por bushel em relação aos futuros em Chicago, de acordo com dados da Commodity3. A soja carregada nos portos do sul dos EUA é negociada a um prêmio de US$ 0,53.

Os embarques brasileiros devem ser entregues na Costa Leste dos EUA no próximo mês, disseram as pessoas, que pediram anonimato. Eles serão carregados nos portos de Santarém, Barcarena e Itacoatiara, na região amazônica, disse uma das fontes.

Embora os compradores nesta parte dos EUA normalmente contem com envios do Brasil quando os estoques ficam mais escassos no meio do ano, importações no início do ano são bastante incomuns, dados os estoques ainda altos nesta época.

Veja também

Boletim Pesca FelizBoletim Pesca Feliz
ANÚNCIO PATROCINADOConfira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Hidrogênio Verde
Pesca Feliz Mapa do site