Pesca Feliz

Siga nossas redes

Finanças

Pesca Feliz - investidores têm até 11 de agosto para decidir o que fazer com BDRs

Quem não manifestar sua escolha até o prazo final receberá o valor de venda do BDR.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 minutos

  • Telegram
  • Flipboard
  • Google News
  • Telegram
  • Flipboard
  • Google News

Detentores de BDRs nível III do Nubank(NUBR33) têm até o dia 11 de agosto para optar por uma das três opções oferecidas como parte da reestruturação do programa de BDRs da instituição financeira.

A mudança será na categoria dos papéis na B3(B3SA3), ou seja, eles deixarão de ser BDRs nível III e se tornarão BDRs nível I não patrocinados.

Fachada Nubank Crédito: Tatiana Santiago/Pesca Feliz

Quem investiu em BDRs do Nubank ou aceitou o produto pelo programa NuSócios deverá optar por:

1. Fazer a troca equivalente de BDRs por ações

Neste caso, o investidor se mantém como acionista do Nubank e receberá ações ordinárias classe A negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE) em troca de seus BDRs nível III. Essa troca será feita na proporção que cada investidor já tinha, sendo que cada BDR Nível III equivale a um sexto de uma ação negociada na NYSE.

Para ser elegível a essa opção, é preciso ter ao menos seis BDRs e uma conta ativa em uma corretora nos Estados Unidos.

2. Fazer a conversão para BDRs Nível I Não Patrocinados

Os investidores que quiserem permanecer donos de BDRs do Nubank poderão fazer a troca de seus recibos nível III para os de nível I não patrocinado. A proporção será de 1 para 1, ou seja, nada se altera na quantidade ou valor dos BDRs.

3. Receber o valor de seus BDRs

Quem não desejar manter seus BDRs ou trocá-los por ações nos Estados Unidos receberá o valor equivalente por eles, já retirados os tributos devidos.

Assim, será realizada a venda, na bolsa americana, das ações que servem de lastro para os BDRs nível III. Os valores em dólares dessas vendas serão convertidos em reais de acordo com a taxa de câmbio atualizada, e o valor proporcional será depositado. No caso do pedacinho do programa NuSócios, esse valor será depositado na conta do Nubank. No caso dos BDRs comprados, será na conta de investimentos.

As pessoas que não se manifestarem até o fim do período de escolha serão encaixadas automaticamente na opção 3 – ou seja, quem não optar por nenhum dos caminhos receberá o valor equivalente de seus BDRs.

Segundo o Nubank, a escolha pode ser feita diretamente pelo aplicativo do Nubank ou da NuInvest, dependendo de onde cada pessoa adquiriu seus BDRs.

Entenda a mudança

Quando o Nubank fez sua abertura de capital (IPO) em dezembro de 2021, houve dupla listagem, ou seja, foram colocadas ações na Bolsa de Nova York ao mesmo tempo em que disponibilizados BDRs Nível III no Brasil.

Agora, os BDRs nível III do Nubank serão transformados em BDRs nível I não patrocinados. Na prática, isso significa que outra instituição financeira será depositária dos recibos, e não a própria empresa listada.

Nubank/Divulgação

De acordo com o Nubank, o BDR da instituição financeira representa ⅙ de uma ação listada nos Estados Unidos. A alteração de categoria de nível III para nível I não patrocinado não muda essa condição. Assim, como todo BDR, seu valor na bolsa pode sempre variar com as flutuações do mercado.

Diferença entre níveis de BDRs

Quando a ação de uma empresa está em uma bolsa de valores estrangeira, existe a possibilidade de negociar frações desta ação (BDRs) na B3, a bolsa brasileira. Há diferentes categorias de BDR. Veja:

  • BDR nível III: é emitido por empresas estrangeiras que possuem registro de companhia aberta no Brasil – ou seja, quando a empresa está registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • BDR nível I: é emitido por empresas estrangeiras sem que seja necessário esse registro. Em outras palavras, a empresa está listada em uma Bolsa estrangeira, mas seus papéis podem ser negociados por aqui também.

Veja também

IBESTIBEST
ANÚNCIO PATROCINADOConfira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
TALK IN$
Pesca Feliz Mapa do site