Pesca Feliz

Siga nossas redes

Geral

Pesca Feliz - 4 modelos grátis para baixar

Descubra ferramentas gratuitas para fazer seu planejamento com Excel, Google Planilhas e mais.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 6 minutos

  • Telegram
  • Flipboard
  • Google News
Foto de uma mala sendo arrumada. Ilustrando o tema: planilha de viagem
Férias | Viagem | Freepik

Planejar uma viagem pode ser tão empolgante quanto a própria jornada. Uma ferramenta valiosa que pode transformar essa experiência é a planilha de viagem. Mais que um simples recurso organizacional, as planilhas são aliadas essenciais para quem busca não apenas explorar novos destinos, como também otimizar recursos e economizar.

Estruturar todos os detalhes da viagem antes mesmo de embarcar proporciona a vantagem maior organização, além da oportunidade de visualizar e controlar todos os gastos. Mas por onde começar para montar uma planilha de viagens?

Para ajudar na missão, o Pesca Feliz preparou um conteúdo especial com todos os detalhes na hora de planejar uma viagem:

  • o que é e para que serve uma planilha de viagem?
  • como montar uma planilha de viagem?
  • modelos gratuitos de planilhas de viagem! 

Continue a leitura e saiba como aproveitar da melhor maneira possível esse momento. 

O que é uma planilha de viagem e para que serve? 

Como o próprio nome sugere, uma planilha de viagem é uma ferramenta versátil e indispensável para quem deseja estruturar e gerenciar todos os aspectos de uma viagem. Essa poderosa planificação abrange desde o controle financeiro até o detalhamento do itinerário, proporcionando uma visão organizada e abrangente.

No âmbito financeiro, a planilha de viagem desempenha um papel crucial ao registrar todos os gastos previstos e realizados durante a viagem. Assim, categorizando despesas, ela oferece uma compreensão clara do orçamento disponível, permitindo identificar áreas de potencial economia e otimização dos recursos.

Avião de viagem. (Foto: Pixabay)
Avião de viagem. (Foto: Pixabay)

Além disso, fornece uma visão sistematizada das datas, horários e atividades planejadas para cada dia da viagem. Esse detalhamento facilita a visualização de reservas de hotéis, passeios e eventos, por exemplo, prevenindo conflitos de horários e garantindo uma experiência mais tranquila.

A planilha de viagem também pode atuar como uma “lista de verificação” abrangente, ajudando a garantir que nenhum item essencial seja esquecido. Além do controle básico, ela pode até mesmo incluir links para documentos, formulários de viagem, passagens, seguros etc. 

Como montar uma planilha de viagem em 4 passos

Agora que você já conhece a importância da planilha de viagens, é importante considerar alguns passos essenciais na hora de montar uma. É importante mencionar que ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, também podem ser utilizadas como auxiliares para a criação de roteiros de viagem.

A escolha do método mais conveniente passa por cada objetivo de viagem, bem como detalhar cada etapa. Mas como isso pode ser feito, segundo especialistas? Confira a seguir.

1. Criar o arquivo ou escolha um modelo pronto

O primeiro passo é criar um novo arquivo de planilha, seja utilizando programas como Microsoft ExcelouGoogle Sheets, ou escolhendo entre os diversos modelos prontos disponíveis online. Esses modelos geralmente oferecem estruturas básicas que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades específicas da sua viagem.

2. Separar a planilha por abas

Organize a planilha por abas para facilitar a navegação e categorização. Algumas abas sugeridas incluem “Gastos”, para o registro de todas as despesas relacionadas à viagem, “Roteiro”, que detalha o cronograma diário das atividades planejadas, “Hospedagem”, para informações sobre reservas e estadias e “Transporte”, com custos e detalhes logísticos.

3. Utilizar fórmulas para facilitar a contabilidade

Um recurso para otimizar os gastos é incorporar fórmulas à planilha. Por exemplo, utilizar fórmulas de soma para calcular automaticamente os gastos totais em diferentes categorias. Fórmulas simples, como subtração e multiplicação, podem ser aplicadas para calcular saldos remanescentes e proporções de gastos.

Esse tipo de recurso proporciona uma visão instantânea do orçamento atualizado, permitindo ajustes conforme necessário.

4. Atualizar sempre que necessário

Manter a planilha atualizada é crucial, portanto sempre que ocorrerem alterações nos planos, gastos imprevistos ou atualizações nas reservas, certifique-se de refletir essas mudanças na planilha. Esse controle garante uma visão precisa e em tempo real do seu orçamento e itinerário, permitindo ajustes contínuos.

Seguindo esses passos, você terá uma planilha de viagem robusta e personalizada que não apenas facilitará a organização, mas também contribuirá para uma gestão financeira eficiente durante toda a sua jornada.

Veja também: 

4 modelos gratuitos de planilha de viagem

Está sem tempo para montar uma planilha do zero? A solução mais prática pode ser utilizar um modelo pronto de planilha de viagem. Existem diversos sites e plataformas que oferecem modelos gratuitos de planilhas, desde os mais focados nas despesas gerais em si, como alguns mais personalizados, focados em passeios, alimentação etc.

A seguir, veja 4 modelos gratuitos de planilha de viagem para utilizar na próxima vez que for planejar a sua. Confira:

1. Viaje Sim

As planilhas do blog Viaje Sim são bem detalhadas e adaptáveis, dependendo do número de destinos da sua viagem (de 1 a 10 destinos). Elas incluem seções específicas para gastos com transporte, hospedagem, alimentação e atividades. 

A abordagem minuciosa do Viaje Sim permite um controle preciso dos gastos, proporcionando uma visão holística do orçamento para cada fase da jornada.

2. Aprender Excel

O modelo oferecido pelo Aprender Excel é visualmente atraente e intuitivo, o que permite a você identificar facilmente quais itens estão impactando mais o orçamento. Além disso, incentiva a busca por alternativas para equilibrar os gastos. 

Outro ponto de destaque é que a ferramenta ajuda a aprimorar suas habilidades no Excel, já que utiliza fórmulas e gráficos de maneira didática.

3. Um Viajante

Para quem busca uma planilha mais abrangente, a ferramenta do Um Viajante oferece uma solução completa. Além do controle detalhado de gastos, a planilha inclui um cronograma geral, além de roteiro das cidades a serem visitadas, lembretes e muito mais. 

É uma escolha ideal para viajantes que desejam centralizar todas as informações em um único lugar.

4. Vou na Janela

Por fim, a ferramenta do Vou Janela tem uma abordagem mais simples. Ainda assim, a oferece uma gama completa de funcionalidades. Você pode, por exemplo, adicionar linhas conforme necessário, personalizando a planilha de acordo com os detalhes específicos da sua viagem. É uma opção prática e eficaz para quem busca uma solução descomplicada.

Confira também:

Veja também

Boletim Pesca FelizBoletim Pesca Feliz
ANÚNCIO PATROCINADOConfira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Hidrogênio Verde
Pesca Feliz Mapa do site