Pesca Feliz

Siga nossas redes

Geral

Quem são os candidatos a deputado federal por estado nas eleições de 2022

Câmara dos Deputados é composta por 513 integrantes com mandatos de 4 anos, podendo ser reeleitos.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 minutos

  • Telegram
  • Flipboard
  • Google News

Oseleitores brasileiros irão escolher entre os 10.629 candidatos que concorrem ao cargo de deputado federal nas eleições deste ano, no próximo dia 2 de outubro. Ao todo, 513 integrantes formam a Câmara dos Deputados e integram o Congresso Nacional. (Veja lista completa abaixo)

Asvagas são divididas por estados e pelo Distrito Federal e definidas por lei, e variam entre 8 e 70, conforme o tamanho da população local. Cada mandato tem 4 anos de duração e os deputados podem ser reeleitos.

Câmara dos Deputados. (Roque de Sá/Agência Senado)
Câmara dos Deputados. (Roque de Sá/Agência Senado)

Nas eleições de 2022, os brasileiros também devem votar para presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais ou distrital.

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 11 registros de candidaturas à presidência e 11 a vice-presidência; 224 para governadores243 para senador,10.629 para deputado federal, 16.737 para deputado estadual e 610 para deputado distrital.


O que faz um deputado federal?

Os deputados federais são eleitos como representante do povo para atuar na Câmara dos Deputados. Suas principais funções estabelecidas pela Constituição são: legislar e fiscalizar o governo federal.

O deputado pode propor novas leis e sugerir a alteração ou revogação das já existentes, incluindo a própria Constituição. Eles podem abrir investigações como a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e conduzir um processo de impeachment contra o presidente e vice-presidente, por exemplo.

Os deputados federais também discutem e votar o orçamento da União, junto com os senadores, anualmente. Eles apresentam emendas que destinam verbas para a realização de obras específicas em seus estados e municípios.

Como os deputados federais são eleitos?

Diferentemente das eleições majoritárias, onde o candidato eleito é o que recebe mais votos, os deputados federais são eleitos através de um sistema proporcional, ou seja, não são necessariamente os candidatos mais votados que se elegem como deputados, mas sim aqueles que obtiveram votos o suficiente para atender ao critério do quociente eleitoral.

O quociente corresponde à quantidade mínima de votos necessários para se eleger deputado com base no número de eleitores e no número de vagas. Assim, se um partido obtiver o quociente eleitoral, seus candidatos poderão se eleger, caso tenham a quantidade de votos necessária.

Em outras palavras, quando o eleitor vota em determinado candidato a deputado, o voto também conta para o partido ou legenda. E candidatos mais fortes, que conseguem grande quantidade de votos, garantem mais cadeiras ao partido no plenário.

Para evitar que candidatos com poucos votos sejam eleitos, em 2015, foi criada a cláusula de barreira individual, que mantém a transferência de votos, mas obriga cada candidato a conseguir sozinho votos equivalentes a pelo menos 10% do quociente eleitoral.

Região Norte

Acre

Amazonas

Amapá

Pará

Rondônia

Roraima

Tocantins

Região Nordeste

Alagoas

Bahia

Ceará

Maranhão

Paraíba

Pernambuco

Piauí

Rio Grande do Norte

Sergipe

Região Centro-oeste

Distrito Federal

Goiás

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso

Região Sudeste

Espírito Santo

Minas Gerais

Rio de Janeiro

São Paulo

Região Sul

Paraná

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Veja também:

Boletim Pesca FelizBoletim Pesca Feliz
ANÚNCIO PATROCINADOConfira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Hidrogênio Verde
Pesca Feliz Mapa do site